dois momentos da imprensa hoje

Dois bons momentos da imprensa hoje.

No Correio Braziliense há a seguinte manchete “Projeto de eleição de Collor teria boa aceitação na região Nordeste(link aqui), e no corpo da notícia se lê “O ex-presidente Fernando Collor teria uma boa aceitação em quase todos os estados do país. Seu melhor desempenho, segundo as pesquisas que contratou, seria nas regiões Sul, Nordeste e o estado (sic) de São Paulo”. O mais interessante é que a notícia, de algum modo, mete o mensalão no meio do assunto.

Um ótimo exemplo de como a manchete te induz a uma coisa e o texto diz outra. A manchete culpa o nordeste por uma eventual volta de Collor, o que é desmentido pela própria notícia – será apenas mal jornalismo ou má vontade mesmo? E, claro, tenta misturar a imagem já desgastada de Collor ao mensalão e ao PT (corrupção vende jornais, né?).

Outro momento foi ouvindo a CBN sobre o discurso do senador Aécio Neves com 13 críticas ao PT. O discurso aproveitou-se da celebração dos 33 anos do PT e 10 anos de administração petista, afinal, este é o melhor momento para ganhar espaço na mídia criticando o partido na hora em que ele (naturalmente) faz autoelogio. A repórter, porém, tasca que o discurso de Aécio foi uma resposta aos números maquiados da celebração do PT – isenção, ou pelo menos fingir, pra quê, né? Mas precisava ouvir o tom de lamento pelas baixas qualidades retóricas do mineiro – quase chorou, a moça, lamentando que a oposição não tem ninguém capaz de enfrentar o ex-presidente Lula. Analisar o discurso, apontar números maquiados que ele tenha citado, contrapor a intervenção de Lindbergh Farias, nada! Aliás, sobre a intervenção do senador petista, apenas disse que ela foi “palanqueira”, o que quer que seja isso – mas, obviamente, isso foi dito para ignorar o que ele disse. Enfim, até para ser partidário, esse jornalismo é ruim, pois é raso, incapaz de apresentar reais alternativas.

Pobre oposição, tão dependente de uma imprensa tão chinfrim…

Anúncios
Esse post foi publicado em Uncategorized. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s