O que Russomano nos ensina sobre a política nacional

Até recentemente, achávasse que a eleição municipal de São Paulo capital seria um embate emtre PT e PSDB, mas daí veio o Russo mano… é… como diria Garrincha, não combinaram com os russos…

O fenômeno (?) Russomano indica que a eleição pra prefeito é eleição pra prefeito e ponto.

Mostra, também, que se no âmbito nacional o fla-flu é entre PSDB e PT, isso não vale nas prefeituras (e, se fosse o caso, nem para os Estados).

Nosso sistema partidário é de baixa coerência. Os eleitores tão pouco se lixando para os partidos políticos – aliás, de modo geral, odeiam todos, tendo apenas um ódio especial por alguns deles.

E apesar da coerência partidária ser um pouquinho maior no âmbito federal – no que se refere à disputa pelo Executivo, pois no Legislativo a geléia geral é tão grande que Kátia Abreu agora é da base do governo – ela não consegue contaminar o nível municipal da disputa. Nós, brasileiros, votamos em pessoas e não em legendas – especialmente para o Executivo.

E isso não é necessariamente ruim. Pode até ser bom, pois diminui a importância das burocracias partidárias, privilegia a administração competente (ou que entrega mais ou menos o que promete) e permite uma identificação mais pessoal do eleitor com os políticos e com a política. E por pessoal não quero dizer personalista, em que o eleitor se sentiria apadrinhado pelo político, pois esse tempo está passando. A relação pessoal é de confiança, de crença de que aquele agente público poderá consertar as coisas.

Isso reflete, infelizmente, certa descrença nas instituições, mas, democracia e crença nas instituições se aprende fazendo. Vivemos em uma democracia apenas há pouco mais de duas décadas e isso é um sopro no tempo, uma nada. O que importa, nesse momento, é a percepção do eleitor de que ele escolhe o administrador e se o prefeito for bom, pode ser reeleito, mas se ele renuncia para se candidatar a outro cargo, não merece mais a confiança e ficará de fora do segundo turno na próxima eleição.

Anúncios
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s