O que houve na Grécia e vai se repetir na Itália foi um golpe, não foi?

Georges Papandreou, primeiro-ministro democraticamente eleito da Grécia propôs um plebiscito sobre as reformas econômicas que os credores exigiam. Nada de novidade, pois a Islândia fez o mesmo… e lá o povo disse não. Era meio óbvio que na Grécia o não venceria também.

Mas, de repente, ele se retrata, retira a proposta e surgem conversas de uma união nacional pelas reformas. Mas a ideia de perguntar ao povo o que o povo quer agrediu tanto aos “mercados” que Papandreou teve de ser substituído. Trouxeram Lucas Papademos, ex-vice-presidente do Banco Central Europeu, que nunca foi eleito para nada e o nomearam primeiro-ministro.

Isso foi um dedazo, não foi?

Agora, na Itália, dá-se algo estruturalmente idêntico. Derruba-se Berlusconi (não que estejamos chorando por ele, que já vai tarde) e põe-se em seu lugar Mario Monti, que já foi integrante da Comissão Europeia – o mais próximo de um órgão ou governo central da Europa.

E sua escolha também foi via dedazo, já que ele não foi eleito pra nada e teve de ser nomeado às pressas Senador Vitalício para se habilitar ao cargo de Premier.

Enfim, a União Europeia derrubou dois governos eleitos de seus entes federados e os substituiu por euroburocratas para atender às exigências de bancos que especulam com títulos da dívida dos países europeus.

O pior é que esses golpes não têm nem a esfarrapada desculpa de serem em prol do bem comum, da revolução, da criação de uma Nação Europeia ou qualquer coisa que lembre de longe elevados ideais. São apenas para atender aos interesses de corretores e banqueiros (eufemisticamente escondidos atrás da palavra “mercado”) que lucram no crescimento mas adoram uma crise para lucrar ainda mais, como disse esse especular supersincero.

Bem, quando as mais avançadas democracias do Ocidente se comportam como repúblicas de bananas, começo a sentir medo, muito medo do futuro. Será que 2012 se parecerá com 1933?

Anúncios
Esse post foi publicado em Outras coisas, Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s