O câncer de Lula e o SUS

Discuti pelo facebook com alguém que nem conheço sobre a campanha (?) virtual “Lula vai pro SUS”.

O fulano disponibilizou uma imagem dizendo isso e eu respondi que aquilo era apenas um ataque à imagem do Lula, que de nada servia para melhorar o SUS e que o ataque era bem sórdido, pois aproveitava uma doença terrível pra isso.

Acontece que a mulher do fulano trata de um câncer há 5 anos pelo SUS e enfrenta uma série de problemas, o que o fez sentir-se no direito de criticar o Lula por não usar um sistema que ele elogiava quando era presidente.

Bem, me solidarizo com o desconhecido e sua esposa. Tive parentes e amigos que morreram de câncer. Sei como essa doença é terrível. Entendo a frustração e mesmo a raiva que o fulano deve estar sentindo. Mas isso não justifica o ataque a Lula.

É bom lembrar que o SUS é uma rede de hospitais públicos e privados, administrados localmente (pelo município ou pelo Estado) e que são bem poucos os hospitais federais. O Ministério da Saúde aponta diretrizes e distribui recursos. Assim, o karma de Lula sobre o SUS é dividido com muita gente.

O curioso é que quando o Itamar foi diagnosticado com câncer, não apareceu essa campanha. Nem quando foi o Quércia ou o Romeu Tuma. Por que não? Bem, pelo óbvio: essa é uma doença terrível, com a qual não se brinca. Todas as pessoas merecem respeito e tranquilidade para se tratar.

A pergunta, então, é: por que o Lula?

Minha hipótese é que quem se acha elite (econômica e/ou intelectual) ainda não consegue engolir um presidente-operário, que “cheira a pobre e ignorante”. E as imagens dele entrando num hospital de elite atingem essas pessoas muito duramente. Do tipo, “quem esse operário pensa que é para ter tratamento de rico? Ele deveria ficar junto com os pobres, de onde nunca deveria ter saído” (o “nunca deveria ter saído” faz toda a diferença e é um subtexto pra lá de óbvio). A indignação desses que sentem saudade da senzala acaba repercutindo naqueles que precisam canalizar sua dor para algum lugar. Caso (creio) do desconhecido com quem bati boca teclado.

Espero melhoras à sua esposa e a todos os que têm dor.

Anúncios
Esse post foi publicado em Afins, Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s