O governo Dilma precisa de uma marca?

Li por esses dias alguns comentários em blogs dizendo que o governo Dilma não disse a que veio, que lhe falta uma marca e coisas assim.

Não consigo deixar de pensar que essas pessoas são analfabetas políticas. Não entendem, primeiro, o que é uma continuidade, segundo (e mais grave) acreditam que os administradores devem se portar como querem os marqueteiros, com um slogan e “marcas” para serem lembradas.

Esse segundo ponto, a meu ver, relaciona-se à nossa eterna espera por D. Sebastião. Esperamos que o administrador público seja mais que … bem, mais que um administrador. Ele ou ela deveriam ser, nesse imaginário, um(a) redentor(a), apresentar sempre projetos mirabolantes e inovar todo dia. Mas isso é, no mínimo, ingenuidade. Administrar, no cotidiano, é manter as coisas funcionando. A busca pela novidade, pela “marca”, pode ser muito ruim. Pode fazer o administrador apostar mais no marketing do que em agir na realidade.

Sinceramente, prefiro ver resultados no médio e longo prazos. Nosso PIB está indo bem? A inflação está controlada? As médias no ENEM estão subindo? O desemprego está baixo?

Além disso, este governo é uma continuidade, logo, não há lugar para rupturas nem grandes marcas de diferença – o que seria um contrassenso. Naturalmente as diferenças (mais de estilo do que de qualquer outra coisa) irão aparecendo e Dilma terá sua identidade clara para o cidadão, e espero que seja muito mais consistente do que uma “marca”.

Entendo que administradores, em especial os públicos, devem ser discretos e quanto menos propaganda (e mais transparência) melhor.

Anúncios
Esse post foi publicado em Notas rápidas, Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s