PCdoB 3 e a representatividade do voto

Este é o terceiro post que escrevo sobre o PCdoB… na verdade, a terceira nota rápida… será que tô de marcação?

Mas, bem, senão, vejamos… nessa nota do Poder Online ficamos sabendo que a convite de Netinho de Paula, o rapper Rapin Hood vai se filiar ao partido para se candidatar a vereador. A cantora Leci Brandão também filiou-se ao partido e Thobias da Vai-Vai irá deixar o PTB pelo PCdoB.

Hummmmm… comunistas?

Parece-me uma medida desesperada de um partido nanico para conseguir votos e garantir umas poucas vagas em eleições proporcionais.

Pessoalmente, sou a favor do sistema proporcional em lista aberta (mas entendo que a proibição de coligações seria o ideal). Porém, esta é uma das grandes deformações do modelo. Partidecos optam por candidatos puxadores de votos mesmo que eles não tenham apelo político de fato, mas apenas apelo popular/propagandístico. O caso do Tiririca é emblemático.

O problema desses candidatos é que eles prestam um desserviço à democracia, pois ajudam a manter o preconceito contra a política. Explico: colocam-se como contraponto a políticos ditos profissionais. Os profissionais seriam os impuros, corruptos etc. e eles, artistas populares, seriam ‘puros’ e ‘ingênuos’. O problema é que esses artistas acabam por canalizar os votos de protesto, os votos dos que não entendem e não querem entender de política e, no fundo, acabam eleitos para um cargo de representação em que não representam ninguém, nenhuma ideologia (ou nenhum conjunto coerente de idéias), nenhum grupo (pois os que protestam são uma massa amorfa, não um grupo de interesse), nada.

O que acaba por tornar o Legislativo um Poder ainda mais afastado do povo, que não se vê representado lá. E, isso sim, abre espaço para um Legislativo realmente descompromissado.

Não tem jeito, fora da política não há salvação. Negá-la é um tiro no pé.

Ou será que os “comunistas” do PCdoB acham que isso é um passo em direção à Revolução?

Anúncios
Esse post foi publicado em Notas rápidas, Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s