Um avanço no Bahrein e um grande retrocesso na Líbia

No Bahrein, um dia após as forças armadas reprimirem violentamente os protestos, milhares voltaram à Praça da Pérola (na verdade, tá mais pra uma rotatória gigante) neste sábado e os militares recuaram.

Segundo os que protestam, as forças policiais regrediram quando viram os milhares chegando. Segundo o príncipe herdeiro (que a CNN chama de reformista, creio que já dando uma dica da solução), ele pessoalmente ordenou a retirada.

De um modo ou de outro, a monarquia percebeu que a repressão violenta apenas ampliará os protestos… e 70% da população podem fazer muito barulho…

Nas prédicas de sexta, os imans xiitas falavam sobre a necessidade de estabelecer uma monarquia verdadeiramente constitucional. Bem, isso e a fama de reformista que se dá ao príncipe Salman ibn Hamed Khalifa (comandante das forças militares), podem apontar que a saída está próxima (ou não tão longe).

Se bem que, como no Egito, já que não há lideranças claras entre os que protestam, talvez negociar uma solução não seja tão fácil e não baste prometer uma constituição… se bem que os deputados que renunciaram em solidariedade ao povo na Praça devem ter ganho alguma representatividade e podem acabar servindo como uma ponte entre eles e a monarquia.

Parece-me importante acompanhar como se comportarão os milhares de trabalhadores estrangeiros do Bahrein, de sauditas a indianos. Talvez eles tenham muito medo do movimento xiita acabar se tornando nativista e acabem desempenhando um papel na contra-revolução.

Em compensação, na Líbia, Khaddafi adota a violência extema contra os manifestantes. E lá, parece, o regime está forte ao redor dele.

Anúncios
Esse post foi publicado em Outras coisas, Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s