O deserto arde

Perdoem-me a infâmia, mas o clima no Oriente Médio esquenta.

Protestos no Bahrein, no Irã, na Tunísia, na Argélia, no Marrocos…

Mas o Bahrein é um lugar que devemos acompanhar com cuidado pois há algumas peculiaridades que podem ajudar tanto a contra-revolução quanto a consolidar uma primavera na região.

Governado por uma monarquia sunita mas com grande população xiita, o regime conta com o apoio da Arábia Saudita e recepciona a 5ª Frota da marinha dos Estados Unidos.

Derrubar ditadores é uma coisa, mas será que os sauditas permitirão a derrubada de reis no seu quintal?

Será que os Estados Unidos vão deixar mais um regime aliado e estratégico cair? E, se deixarem, que reflexos isso terá na confiança dos outros aliados na região?

A forte presença do exército nas ruas hoje indica que a monarquia resolveu partir pra cima do movimento com toda a força, e como os xiitas, os mais insatisfeitos, são excluídos dos postos mais altos no exército e mesmo na burocracia, não me parece que haverá uma solidariedade entre manifestantes e forças armadas, como ensaiou-se no Egito.

E o Irã? Talvez o regime dos aiatolás, que saldou a revolução egípcia mas reprime as manifestações em Teerã, tente se afastar de seus problemas internos com um problema externo, afinal, a saída da 5º Frota do Golfo lhe seria benéfica militar e diplomaticamente. Não que reformas no Bahrein levem automaticamente à saída da Frota, mas os EUA sempre trabalham com a perspectiva de que qualquer mudança lhes pode prejudicar – e o que assuta os EUA deixa os aiatolás felizes.

De qualquer modo, se os protestos levarem a mudanças no país, consolida-se uma clima de primavera na região… e até os aiatolás deverão começar a se preocupar. Mas se os EUA permitirem uma “pacificação” a qualquer preço, outros líderes poderão se inspirar e considerar que abrir fogo não é tão ruim assim…

Anúncios
Esse post foi publicado em Outras coisas, Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s