Mubarak saiu, mas os generais ficaram

Mubarak renunciou, em seu lugar assumiu uma Junta, aparentemente submetida a um homem forte, o General e Ministro da Defesa, Mohammad Hussein Tantawi.

Omar Suleiman, o vice-residente, não parece ter grandes poderes no novo governo, mas se manté como integrante, até porque parece servir como ponte segura com o Estado de Israel.

Os generais suspenderam a Constituição, o que é bom, pois ela restringia a participação de diversos grupos em eleições e limitava a ação sindical, mas pode ser ruim, pois agora é o arbítrio da Junta que governa.

O Parlamento também foi dissolvido, o que é bom, pois era dominado pelo partido de Mubarak (Partido Nacional Democrático), mas pode ser ruim, pois havia uma tímida oposição no Parlamento que poderia legitimar a transição. Além disso, sem parlamento não há debate nem discursos da tribuna que possam repercutir alguma forma de ocntraditório em relação à Junta Militar. Novamente, é apenas o arbítrio da Junta que governa.

A lei de emergência, antes usada por Mubarak para reprimir opositores, não foi revogada.

E Hoje, alguns manifestantes (centenas) que ainda persistiam na Praça Tahrir foram expulsos e há boatos de que as greves serão proibidas.

É bom lembrar que poucos dias antes de Mubarak renunciar estouraram diversas greves e não se deve menosprezar seu peso para a saída definitiva do ditador.

A Junta rapidamente organiza-se para manter o sistema no poder. Aumentam os riscos de uma eleição amiga, como as “eleições” (note as aspas) do período Mubarak.

Anúncios
Esse post foi publicado em Outras coisas, Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s