O exército egípcio se mexeu

Ontem, pessoas favoráveis a Mubarak atacaram os que protestam contra o regime.

O exército, inicialmente passivo e simplesmente testemunhando os ataques, resolveu interferir, posicionando-se como uma barreira entre os dois grupos.

O primeiro ministro, Ahmed Shafiq (candidato a líder do governo de transição ou mesmo a novo ditador) chegou a pedir desculpas “por tudo que aconteceu ontem”, caracterizando os eventos como “errados, um milhão por cento errados”. Ele ainda prometeu uma investigação sobre o ocorrido (duvido que ocorra, mas a promessa já é um aceno).

Parece que o exército está tomando uma posição…

É bom lembrar que os “favoráveis a Mubarak” eram, na verdade, policiais a paisana e ex-presidiários pagos. Claro, aparentemente, havia alguns partidários … como direi… de coração, mas eram flagrantemente a minoria.

O que nos leva à seguinte possibilidade, Mubarak já perdeu o apoio do exército – que, no máximo, segura a alça de seu caixão insepulto pois ainda acha que deve algo a Mubarak, afinal, o exército e o regime não são coisas diferentes. Mas o ditador ainda mantém o apoio da polícia, mais acostumada à repressão popular diretamente, afinal o exército combatia “radicais islâmicos” e outros “peixes graúdos”, enquanto a repressão cotidiana era feita pela polícia. Apesar disso (ou por causa disso), as forças policiais não têm no imaginário egípcio a dignidade do exército (que “venceu Israel” na Guerra do Yom Kippur, por exemplo) – não é à toa que na Praça Tahrir ouve-se o canto de que “o povo e o exército são um”.

Aparentemente, desenha-se uma “solução interna” e militar.

Creio que só faltam os EUA se manifestarem de modo menos errático, o que infelizmente parece meio difícil de acontecer.

Resta saber até quando Mubarak vai insistir em sua prolongada e patética despedida e até que ponto um governo liderado pelas forças armadas vai ser de transição ou de acomodação.

Anúncios
Esse post foi publicado em Notas rápidas, Outras coisas, Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s