Os papéis palestinos 2

Há alguns dias atrás publiquei uma nota rápida sobre os papéis palestinos, documentos vazados pela Aljazeera que demonstram que a Autoridade Palestina cedeu a todas as solcitações israelenses e, mesmo assim, o Estado de Israel não aceitava fechar um acordo de paz. Vê-se claramente que o Estado de Israel (ou a atual elite dirigente) não quer a paz.

Pois bem, ontem o Idelber (do Biscoito Fino e a Massa, vide blogroll), publicou uma tradução de artigo de Gideon Levy, originalmente publicado no Haaretz. Recomendo fortemente a leitura.

Um trechinho da tradução:

“durante uma década, os nossos líderes descaradamente nos mentiram, nos enganaram, dizendo que não há um parceiro, que os palestinos são evasivos nas respostas, que não há nenhuma proposta palestina, e acima de tudo, que Israel quer a paz, mas não os palestinos.”

A revolta de Levy é justificável, afinal, o Estado de Israel já teve a oportunidade de selar a paz com os palestinos, mas não o fez porque não quis, já que os palestinos cederam tudo.

O que nos faz pensar, por quê? Por que Israel não fechou um acordo?

Talvez porque o Estado de Israel precise da guerra. Afinal, como justificar que os atuais líderes estejam no poder se não para defender o Estado? Como justificar o tamanho do orçamento militar sem guerras constantes? Como justificar o apoio financeiro e político dos Estados Unidos se não pela defesa da civilização contra a barbárie?

É… só nos resta dizer “Fuck Hamas. Fuck Israel. Fuck Fatah. Fuck UN. Fuck UNWRA. Fuck USA!”

E o pior, como Levy chamou a atenção, o povo de Israel não foi às ruas externar sua revolta com as mentiras de seu governo… e enquanto não fizerem isso, enquanto não desejarem uma mudança nas suas relações com seus vizinhos e em seu governo, nada mudará.

Anúncios
Esse post foi publicado em Notas rápidas, Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s