A discrição presidencial

Hoje houve dois comentários sobre a discrição da presidenta, um no Balaio do Kotscho e outro no Observatório da Imprensa, por Alberto Dines.

O Kotscho considera que a presidenta “ao contrário de Lula, foge das bolas divididas e evita polêmicas”. Bem, de fato não dá pra falar da atual presidenta sem falar do antecessor, em especial no que se refere ao seu retrato na imprensa. E Lula era uma figura especial, ele buscava os holofotes e os holofotes o buscavam porque ele encarnava o símbolo de um país que mudava. Assim, Lula era muito mais que Lula. A semiótica explica. E Dilma, apesar do simbolismo inegável que encarna por ser a primeira mulher presidente do Brasil, nem de longe se iguala ao impacto do símbolo-Lula, o primeiro grande signo de mudança.

Já o Dines preocupa-se mais em analisar a imprensa. Considera que a mídia está destreinada em identificar e analisar “simbologias sutis”. Apesar de apontar que a mídia na Era Lula pautou-se por um “tipo de jornalismo mais tosco, declaratório”, não chega à conclusão que me parece óbvia de que Lula foi vítima de uma campanha difamatória agressivíssima que não encontrará equivalente por muito tempo. Assim, não me parece que apenas o tom “em clave mais baixa” da presidenta seja o único ou mesmo o mais importante fator dessa cobertura mais … digamos… discreta, da presidência.

Além disso, creio que a imprensa ainda está observando a presidenta antes de começar a escrever panfletariamente, como está acostumada. Trata-se apenas de uma trégua.

Anúncios
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s