Aposentadorias de ex-governadores

O professor Hariovaldo Almeida Prado (vide Blogroll) publicou um excelente post sobre o espírito caridoso do Sen. Álvaro Dias (PSDB/PR), que aciona a justiça para receber 1,5 milhão de reais e uma aposentadoria de 24 mil reais, para entregar tudo para a caridade.

E o Ricardo Kotscho lembra que vários ex-governadores recebem uma discreta aposentadoria, que varia de 15 a 24 mil reais, mesmo tendo trabalhado apenas 15 dias (caso do ex-governador Humberto Bosaipo, DEM/MT).

O ex-governador Zeca do PT (MS) já recebeu essa aposentadoria, mas que foi cancelada judicialmente.

Creio que o Kotscho já resumiu bem nossa indignação.

Mas o pior é que práticas assim são adotadas por todos os partidos. O que deixa muito claro que não se trata de uma coisa vinculada à direita ou à esquerda, mas a algo mais profundo, que marca nossa visão do que é o Estado brasileiro e a quem ele serve.

A cada dia confirmo que Raymundo Faoro é quem tinha razão, afinal as aposentadorias aos ex-governadores representa, mais uma vez, a apropriação do Estado para satisfazer interesses particulares de um estamento, que mesmo com suas divisões internas, vêem-se como portadores dos mesmos direitos sobre a coisa pública.

E isso se vincula ao fato de que vemos o Estado como “ele”, como algo além dos cidadãos, quando na verdade o Estado deveria ser “nós”. No preâmbulo da Constituição americana (ou estadunidense, se você preferir) está escrito “Nós, o povo…”, no preâmbulo da nossa Constituição lemos “Nós, os representantes do povo brasileiro…”. Vejo nessa sutil diferença a afirmação de que no Brasil povo e Estado, povo e Constituição, são coisas diferentes. O que é um absurdo numa democracia moderna!

O problema dessas aposentadorias não é apenas o dinheiro que sai dos cofres públicos, mas a visão de povo, país e Estado que ela representa.

Precisamos mudar isso! Mas, como? Será que a única solução é gritar aux armes citoyens!”?

Anúncios
Esse post foi publicado em Política. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s